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Empresa especializada apresenta 8 temas que devem dominar a área delogística e supply chain


Os lideres de supply chain e logística nunca enfrentaram tantos desafios, sobretudo os que vieram à tona durante a pandemia. Certamente, estes desafios começaram bem antes da Covid-19, mas vão perdurar mesmo depois que a doença for completamente controlada, como conflitos globais, demandas superaquecidas, escassez de pessoas, equipamentos e inventários, aumento de custos e expectativas dos clientes, além do maior foco na descarbonização do supply chain. Por isso, esses lideres precisam repensar suas estratégias.


Paralelamente, cresceu o reconhecimento e a compreensão sobre a importância do supply

chain. Hoje, os lideres desta área têm mais voz em decisões de negócios porque entende-

se que este é um tema crítico para o resultado de uma companhia. Por isso, a Descartes,

empresa especializada em soluções de logística e supply chain management baseadas em

cloud computing, mapeou oito tendências que devem dominar o segmento. As

organizações que entendem e agem levando em consideração esses nove temas têm

oportunidade de não apenas sobreviver, mas prosperar no caos e escassez que estão por

vir.


Conflitos Geopolíticos

As tensões entre as nações sempre existiram, mas têm aumentado na última década, o

que impacta nos processos logísticos como um todo já que hoje as cadeias estão

globalizadas. Em vez de conflitos físicos, os países estão utilizando regulamentos

econômicos para fazerem valer seus interesses, sem falar que a guerra cibernética tornou-

se um ponto fundamental.


Embora seja difícil prever uma guerra, muitos conflitos são evidentes e evoluem ao longo

dos anos, logo há tempo para minimizar as interrupções do supply chain antes que elas

aconteçam. Um dos maiores desafios das do segmento está em examinar parceiros

comerciais e indivíduos sancionados para determinar se é possível continuar a conduzir

negócios com eles e evitar penalidades ou danos à reputação.


Além disso, a resiliência do supply chain, que já foi definida como a capacidade de

responder às interrupções, deve agora incluir a capacidade de resistir aos ataques à

infraestrutura de TI que opera na atualidade. Estratégias alternativas de logística e

sourcing precisam fazer parte da análise anual de risco da empresa para diversificar o

impacto do parceiro regional ou comercial.


Crise global de navegação

A pandemia teve muitas consequências nos negócios, incluindo a crise global de transporte.

Parecia que seria algo temporário, mas não haverá um fim tão cedo. Muitos serviços, como

viagens e lazer, tiveram investimentos reduzidos, enquanto os consumidores redirecionam

seu dinheiro para comprar outros bens.


Os padrões de compra mudaram desde o inicio da pandemia. Os EUA, por exemplo,

importaram 22% mais contêineres de mercadorias em 2021 do que em 2019. O dramático

desequilibrio entre a capacidade de transporte e a demanda do consumidor tem ficado

paralisado na cadeia de fornecimento global e doméstica e nas operações logísticas. Esta

não parece ser uma situação de curto prazo. As implicações para o supply chain global e

operador logístico são significativas e não podem ser ignoradas, por isso, as estratégias de

sourcing e logística precisam ser reavaliadas. Visibilidade do embarque, custo de

transporte, otimização e desobstrução perfeita da fronteira tornaram-se mais importantes

do que nunca.


Escassez de capacidade

Como há mais movimentação de frete, a infraestrutura logística atual não pode

efetivamente acompanhar a demanda. Além disso, há um grande desequilíbrio nos ativos

logísticos impedindo que as mercadorias fluam. Por exemplo, o crescimento vertiginoso do

comércio eletrônico durante a pandemia mudou a crise de capacidade para o caminhão de

última milha e logística, à medida que os consumidores compram mais online e menos na

loja. Some-se a isso a escassez de logística de trabalhadores, situação desafiadora

diagnosticada mesmo antes da pandemia.


Sabemos que haverá mudanças de infraestrutura em portos e estradas de todo o mundo

para atender o crescimento sem precedentes, e isso produzirá benefícios em longo prazo.

Mas, hoje, o supply chain e as operações logísticas precisam ser mais produtivas e eficazes

com recursos que já existem, para dar mais visibilidade aos ativos e maximizar sua

utilização, reequilibrando sua localização ao longo do tempo.


A otimização também será fundamental para reduzir o espaço no armazém, as ineficiências

de transporte e aumento da eficácia dos ativos disponíveis atualmente. O efeito da rede

será fundamental para levar as operações logísticas a um novo nível, à medida que as

empresas trabalham juntas para desbloquear a capacidade de transporte preso, criando

eficiências que nunca acontecem no supply chain individual.


Escassez de Inventário

O aumento da demanda por bens de consumo, a crise global do transporte marítimo, a

falta de capacidade de transporte e escassez de recursos humanos para planejar e mover

as mercadorias - tudo isso combinado levou à falta de inventário. Como resultado, os

varejistas, fabricantes e distribuidores estão tendo sua top-line restringida por causa da

escassez de estoque. Em alguns casos, é pior devido à crescente incerteza em torno da

escassez de capacidade em supply chain global e logística. Varejistas, fabricantes e

distribuidores querem aumentar seu inventário, mas não conseguem em tempo hábil.


Ganhar melhor visibilidade para o inventário em movimento e em repouso em todo o

supply chain é fundamental para fabricantes, varejistas e distribuidores e seus parceiros

logísticos para tomar a melhor decisão sobre como implantá-lo para maximizar a receita e

minimizar custos. Além disso, saber a condição do inventário é essencial para garantir que

o que está disponível seja devidamente mantido para minimizar a perda.


À medida que o inventário se torna disponível, a velocidade e eficiência de seu movimento

através do supply chain e processos aduaneiros para o comércio transfronteiriço torna-se

muito mais importante. Uma vez nas mãos dos varejistas, a precisão do estoque torna-se

primordial para garantir uma experiência diferenciada do cliente e não sobrevenda o que

está disponível ou perca uma oportunidade de vendas.


Custos Crescentes

Em todo o quadro, os custos estão subindo drasticamente devido ao aumento da demanda,

escassez de bens e inflação. Provavelmente em nenhum lugar o impacto de custos mais

altos foi maior do que no transporte marítimo. Em algumas faixas comerciais, os custos de

transporte de contêineres são dez vezes maiores do que os níveis pré-pandêmicos. A

escassez de materiais (por exemplo, chips de computador), aumento de salários e outros

fatores estão levando a inflação para níveis não vistos desde a década de 1980.


O foco no crescimento da última década está agora se voltando para a contenção de

custos. Empresas estão procurando maneiras de reduzir o impacto da escalada do custo

logístico e da inflação usando eficientemente os recursos que eles têm, eliminando

atividades não agregadoras de valor e alterando as politicas de serviço. Fatores como

sourcing de fornecedores, logística e otimização do supply chain e automação e análise de

custo-beneficio estão desafiando as organizações a encontrar menor oferta, fazer mais a

um custo menor e racionalizar como eles atendem os clientes para melhorar as margens.


Experiência do cliente

Ainda em meio ao caos que existe hoje, o cliente é rei. Empresas que entregam uma

experiência diferenciada podem atrair e reter mais clientes, resultando em crescimento

mais forte e maior rentabilidade. O supply chain e as operações logísticas passaram à

vanguarda das estratégias diferenciadas de experiência do cliente. Experiência superior não

é mais apenas sobre serviço de entrega confiável e consistente. A habilidade para impactar

a experiência de compra, engajar o cliente durante todo o ciclo de vida de entrega e

fornecer ao cliente informações valiosas de entrega em tempo real é o que diferencia os

líderes de mercado do resto do pacote.


Uma operação logística digitalizada tem a capacidade de transformar a experiência do

cliente de ponta a ponta porque toca todo o processo de compra para entrega. Fornecendo

aos clientes serviços de valor agregado enquanto eles estão comprando permite que as

empresas aumentem a receita e reduzam os custos de entrega. Atualizações de status de

entrega em tempo real mantêm os clientes informados sobre seus pedidos, e ajuda a

garantir que eles estejam disponíveis para recebê-lo. Para os clientes B2B, essas

informações se tornam muito úteis na determinação antecipada de como eles querem

implantar os bens entregues e maximizar a utilização de seus recursos.


Sustentabilidade

À medida que mais governos colocam planos ambientais em ação e consumidores tomam

decisão de compra com base na sustentabilidade de uma empresa, o supply chain e

operações logísticas são incumbidas de ser uma grande parte do esforço para reduzir as

emissões de gases de efeito estufa. Sendo assim, a redução do C02 é uma oportunidade.


É tempo de programas de melhoria de desempenho no supply chain e logística para que as

operações recebam o crédito de sustentabilidade que merecem.

Há muitas maneiras de criar programas de melhoria de desempenho para ajudar a reduzir

emissões de gases de efeito estufa e outras atividades poluentes. Impacto ambiental

positivo significativo pode vir do fornecimento das opções de entrega mais ecológicas para

minimizar a distância e o combustível consumido, com soluções de otimização para

digitalizar processos logísticos que eliminam papel, e muito mais. Se há sempre um lugar

onde as empresas podem melhorar seu desempenho e ajudar o planeta, é com suas

operações logísticas.


Inovação

Uma convergência de novos modelos de negócios e avanços tecnológicos estão redefinindo como as empresas alavancam o supply chain e operações logísticas para alcançar novos níveis de desempenho do negócio e criar vantagem competitiva.


Estudos de benchmark mostram que as empresas têm melhor desempenho quando seus

executivos vêem a importância estratégica da logística e tecnologia associada. Agora, há

muitas maneiras pelas quais a inovação tecnológica pode avançar no supply chain e

logística e melhorar o desempenho das operações. A computação em nuvem está

permitindo que o supply chain e soluções logísticas se dimensionem para resolver

problemas complexos que vão além de empresas individuais e usam dados em tempo real

para tomar melhores decisões.


A inteligência artificial (e o machine learning) estão sendo aplicadas ao grande fluxo de

dados de GPS em tempo real e dados transacionais que o supply chain e operações

logísticas podem gerar para obter uma visão mais profunda sobre o desempenho

operacional, prever com mais precisão os resultados e a sintonia de sistemas.


A capacidade de interagir

O supply chain e a automação logística, em combinação com soluções voltadas para o

cliente, estão dando aos clientes a capacidade de interagir sob demanda com seus

parceiros logísticos, varejistas e outros para criar uma experiência perfeita e diferenciada.

A Descartes está preparada para oferecer aos seus clientes as melhores tecnologias do

segmento, acompanhando as tendências mapeadas.


Fonte: Comebox

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