
Os lideres de supply chain e logística nunca enfrentaram tantos desafios, sobretudo os que vieram à tona durante a pandemia. Certamente, estes desafios começaram bem antes da Covid-19, mas vão perdurar mesmo depois que a doença for completamente controlada, como conflitos globais, demandas superaquecidas, escassez de pessoas, equipamentos e inventários, aumento de custos e expectativas dos clientes, além do maior foco na descarbonização do supply chain. Por isso, esses lideres precisam repensar suas estratégias.
Paralelamente, cresceu o reconhecimento e a compreensão sobre a importância do supply
chain. Hoje, os lideres desta área têm mais voz em decisões de negócios porque entende-
se que este é um tema crítico para o resultado de uma companhia. Por isso, a Descartes,
empresa especializada em soluções de logística e supply chain management baseadas em
cloud computing, mapeou oito tendências que devem dominar o segmento. As
organizações que entendem e agem levando em consideração esses nove temas têm
oportunidade de não apenas sobreviver, mas prosperar no caos e escassez que estão por
vir.
Conflitos Geopolíticos
As tensões entre as nações sempre existiram, mas têm aumentado na última década, o
que impacta nos processos logísticos como um todo já que hoje as cadeias estão
globalizadas. Em vez de conflitos físicos, os países estão utilizando regulamentos
econômicos para fazerem valer seus interesses, sem falar que a guerra cibernética tornou-
se um ponto fundamental.
Embora seja difícil prever uma guerra, muitos conflitos são evidentes e evoluem ao longo
dos anos, logo há tempo para minimizar as interrupções do supply chain antes que elas
aconteçam. Um dos maiores desafios das do segmento está em examinar parceiros
comerciais e indivíduos sancionados para determinar se é possível continuar a conduzir
negócios com eles e evitar penalidades ou danos à reputação.
Além disso, a resiliência do supply chain, que já foi definida como a capacidade de
responder às interrupções, deve agora incluir a capacidade de resistir aos ataques à
infraestrutura de TI que opera na atualidade. Estratégias alternativas de logística e
sourcing precisam fazer parte da análise anual de risco da empresa para diversificar o
impacto do parceiro regional ou comercial.
Crise global de navegação
A pandemia teve muitas consequências nos negócios, incluindo a crise global de transporte.
Parecia que seria algo temporário, mas não haverá um fim tão cedo. Muitos serviços, como
viagens e lazer, tiveram investimentos reduzidos, enquanto os consumidores redirecionam
seu dinheiro para comprar outros bens.
Os padrões de compra mudaram desde o inicio da pandemia. Os EUA, por exemplo,
importaram 22% mais contêineres de mercadorias em 2021 do que em 2019. O dramático
desequilibrio entre a capacidade de transporte e a demanda do consumidor tem ficado
paralisado na cadeia de fornecimento global e doméstica e nas operações logísticas. Esta
não parece ser uma situação de curto prazo. As implicações para o supply chain global e
operador logístico são significativas e não podem ser ignoradas, por isso, as estratégias de
sourcing e logística precisam ser reavaliadas. Visibilidade do embarque, custo de
transporte, otimização e desobstrução perfeita da fronteira tornaram-se mais importantes
do que nunca.
Escassez de capacidade
Como há mais movimentação de frete, a infraestrutura logística atual não pode
efetivamente acompanhar a demanda. Além disso, há um grande desequilíbrio nos ativos
logísticos impedindo que as mercadorias fluam. Por exemplo, o crescimento vertiginoso do
comércio eletrônico durante a pandemia mudou a crise de capacidade para o caminhão de
última milha e logística, à medida que os consumidores compram mais online e menos na
loja. Some-se a isso a escassez de logística de trabalhadores, situação desafiadora
diagnosticada mesmo antes da pandemia.
Sabemos que haverá mudanças de infraestrutura em portos e estradas de todo o mundo
para atender o crescimento sem precedentes, e isso produzirá benefícios em longo prazo.
Mas, hoje, o supply chain e as operações logísticas precisam ser mais produtivas e eficazes
com recursos que já existem, para dar mais visibilidade aos ativos e maximizar sua
utilização, reequilibrando sua localização ao longo do tempo.
A otimização também será fundamental para reduzir o espaço no armazém, as ineficiências
de transporte e aumento da eficácia dos ativos disponíveis atualmente. O efeito da rede
será fundamental para levar as operações logísticas a um novo nível, à medida que as
empresas trabalham juntas para desbloquear a capacidade de transporte preso, criando
eficiências que nunca acontecem no supply chain individual.
Escassez de Inventário
O aumento da demanda por bens de consumo, a crise global do transporte marítimo, a
falta de capacidade de transporte e escassez de recursos humanos para planejar e mover
as mercadorias - tudo isso combinado levou à falta de inventário. Como resultado, os
varejistas, fabricantes e distribuidores estão tendo sua top-line restringida por causa da
escassez de estoque. Em alguns casos, é pior devido à crescente incerteza em torno da
escassez de capacidade em supply chain global e logística. Varejistas, fabricantes e
distribuidores querem aumentar seu inventário, mas não conseguem em tempo hábil.
Ganhar melhor visibilidade para o inventário em movimento e em repouso em todo o
supply chain é fundamental para fabricantes, varejistas e distribuidores e seus parceiros
logísticos para tomar a melhor decisão sobre como implantá-lo para maximizar a receita e
minimizar custos. Além disso, saber a condição do inventário é essencial para garantir que
o que está disponível seja devidamente mantido para minimizar a perda.
À medida que o inventário se torna disponível, a velocidade e eficiência de seu movimento
através do supply chain e processos aduaneiros para o comércio transfronteiriço torna-se
muito mais importante. Uma vez nas mãos dos varejistas, a precisão do estoque torna-se
primordial para garantir uma experiência diferenciada do cliente e não sobrevenda o que
está disponível ou perca uma oportunidade de vendas.
Custos Crescentes
Em todo o quadro, os custos estão subindo drasticamente devido ao aumento da demanda,
escassez de bens e inflação. Provavelmente em nenhum lugar o impacto de custos mais
altos foi maior do que no transporte marítimo. Em algumas faixas comerciais, os custos de
transporte de contêineres são dez vezes maiores do que os níveis pré-pandêmicos. A
escassez de materiais (por exemplo, chips de computador), aumento de salários e outros
fatores estão levando a inflação para níveis não vistos desde a década de 1980.
O foco no crescimento da última década está agora se voltando para a contenção de
custos. Empresas estão procurando maneiras de reduzir o impacto da escalada do custo
logístico e da inflação usando eficientemente os recursos que eles têm, eliminando
atividades não agregadoras de valor e alterando as politicas de serviço. Fatores como
sourcing de fornecedores, logística e otimização do supply chain e automação e análise de
custo-beneficio estão desafiando as organizações a encontrar menor oferta, fazer mais a
um custo menor e racionalizar como eles atendem os clientes para melhorar as margens.
Experiência do cliente
Ainda em meio ao caos que existe hoje, o cliente é rei. Empresas que entregam uma
experiência diferenciada podem atrair e reter mais clientes, resultando em crescimento
mais forte e maior rentabilidade. O supply chain e as operações logísticas passaram à
vanguarda das estratégias diferenciadas de experiência do cliente. Experiência superior não
é mais apenas sobre serviço de entrega confiável e consistente. A habilidade para impactar
a experiência de compra, engajar o cliente durante todo o ciclo de vida de entrega e
fornecer ao cliente informações valiosas de entrega em tempo real é o que diferencia os
líderes de mercado do resto do pacote.
Uma operação logística digitalizada tem a capacidade de transformar a experiência do
cliente de ponta a ponta porque toca todo o processo de compra para entrega. Fornecendo
aos clientes serviços de valor agregado enquanto eles estão comprando permite que as
empresas aumentem a receita e reduzam os custos de entrega. Atualizações de status de
entrega em tempo real mantêm os clientes informados sobre seus pedidos, e ajuda a
garantir que eles estejam disponíveis para recebê-lo. Para os clientes B2B, essas
informações se tornam muito úteis na determinação antecipada de como eles querem
implantar os bens entregues e maximizar a utilização de seus recursos.
Sustentabilidade
À medida que mais governos colocam planos ambientais em ação e consumidores tomam
decisão de compra com base na sustentabilidade de uma empresa, o supply chain e
operações logísticas são incumbidas de ser uma grande parte do esforço para reduzir as
emissões de gases de efeito estufa. Sendo assim, a redução do C02 é uma oportunidade.
É tempo de programas de melhoria de desempenho no supply chain e logística para que as
operações recebam o crédito de sustentabilidade que merecem.
Há muitas maneiras de criar programas de melhoria de desempenho para ajudar a reduzir
emissões de gases de efeito estufa e outras atividades poluentes. Impacto ambiental
positivo significativo pode vir do fornecimento das opções de entrega mais ecológicas para
minimizar a distância e o combustível consumido, com soluções de otimização para
digitalizar processos logísticos que eliminam papel, e muito mais. Se há sempre um lugar
onde as empresas podem melhorar seu desempenho e ajudar o planeta, é com suas
operações logísticas.
Inovação
Uma convergência de novos modelos de negócios e avanços tecnológicos estão redefinindo como as empresas alavancam o supply chain e operações logísticas para alcançar novos níveis de desempenho do negócio e criar vantagem competitiva.
Estudos de benchmark mostram que as empresas têm melhor desempenho quando seus
executivos vêem a importância estratégica da logística e tecnologia associada. Agora, há
muitas maneiras pelas quais a inovação tecnológica pode avançar no supply chain e
logística e melhorar o desempenho das operações. A computação em nuvem está
permitindo que o supply chain e soluções logísticas se dimensionem para resolver
problemas complexos que vão além de empresas individuais e usam dados em tempo real
para tomar melhores decisões.
A inteligência artificial (e o machine learning) estão sendo aplicadas ao grande fluxo de
dados de GPS em tempo real e dados transacionais que o supply chain e operações
logísticas podem gerar para obter uma visão mais profunda sobre o desempenho
operacional, prever com mais precisão os resultados e a sintonia de sistemas.
A capacidade de interagir
O supply chain e a automação logística, em combinação com soluções voltadas para o
cliente, estão dando aos clientes a capacidade de interagir sob demanda com seus
parceiros logísticos, varejistas e outros para criar uma experiência perfeita e diferenciada.
A Descartes está preparada para oferecer aos seus clientes as melhores tecnologias do
segmento, acompanhando as tendências mapeadas.
Fonte: Comebox
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