top of page

Indústria de pneus encerra 2022 com queda de 0,2% nas vendas

Pneus para veículos de carga tiveram retração acentuada de 6,5%


Os números das vendas de pneus não terminaram nada bem o ano de 2022. Segundo dados do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), o segmento encerrou o ano com queda de 0,2% nas vendas em unidades em relação ao ano anterior. Ao total foram 56,6 milhões de pneus comercializados.


Klaus Curt Muller, presidente executivo da ANIP, apontou a medida tributária que beneficiou a importação como a principal responsável pelo fraco desempenho da indústria.


“A redução das vendas, fruto do aumento desenfreado das importações de pneus para veículos pesados preocupa o setor nacional de pneumáticos, como também a cadeia produtiva de borracha natural e de aço que também já sentem a frenagem nas vendas e o consequente aumento dos estoques por conta da medida equivocada do governo anterior”. diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.


Ele ainda lembra que o setor já iniciou as tratativas para iniciar o diálogo com o novo governo a fim de rever a medida que, segundo ele, prejudica a indústria de pneus no Brasil e que coloca em risco toda a cadeia produtiva.


Pneus de carga

Apesar da queda nas vendas totais de pneus de carga em 2022, a comercialização desse tipo de pneu para montadoras fechou em alta de 10,6%. Em contrapartida, o mercado de reposição apresentou recuo de 11,7%


Pneus de passeio

Já as vendas totais de pneus de passeio tiveram leve alta, com 2,2% no comparativo com 2021, totalizando 30,3 milhões de unidades. Para montadoras a alta foi de 7,2% enquanto as vendas de reposição avançaram apenas 0,6% no período.


Comerciais leves

No segmento de comerciais leves, o setor fechou com alta de 4,5% nas vendas contra 2021, totalizando 8,5 milhões de unidades (com alta de 12,2% nas vendas para montadoras e zero de crescimento na reposição).


Motocicletas

Pneus para motocicletas continuam com resultados negativos. Depois de registrarem queda de 5,2% em 2021, as vendas totais retraíram 4,9% no ano passado, somando 9,1 milhões de unidades comercializadas.


Ano termina com vendas em queda

O índice de vendas totais de pneus de dezembro foi 20,8% menor que os números registrados em novembro, com destaque para o recuo de 32,2% nas vendas para montadoras.


Fonte: Frota & CIA

0 visualização0 comentário
bottom of page