top of page

Motorista Campeão: reconhecendo e valorizando os profissionais do transporte de cargas e logística


Quem é do setor de transportes e logística do Triângulo Mineiro já deve ter ouvido falar do Torneio Motorista Campeão, uma iniciativa do SETTRIM, que tem como objetivo valorizar e premiar o melhor motorista de empresa da região.


O SETTRIM, em parceria com o SEST/SENAT, retoma agora, em abril, a X etapa do Torneio Motorista Campeão, que promove a competição entre os motoristas das empresas participantes, visando identificar os profissionais que possuem o melhor desempenho nas áreas de direção econômica, direção defensiva e conduta profissional.


Provas e pontuações

As provas são realizadas no SEST/SENAT, onde o motorista indicado pela empresa faz treinamento e teste no simulador, somando pontos para continuar a competir com os colegas profissionais de outras empresas. Ao todo, mais de 10 empresas estão participando, incluindo a BRASPRESS, GLOBAL LOGÍSTICA, COMELLI e COCAL TRANSPORTES. O torneio terá grupos de chaveamento, sem final e com final, com a pontuação baseada no uso do simulador.


Ranking

Até o momento, o ranking do torneio conta com a TRANSARAUJO, representada por Henrique Vilela de Araújo, em primeiro lugar, seguida pela COMELLI, representada por Weslley de Andrade Lemes e Claudio Oliveira Pereira. A competição está acirrada e promete revelar os melhores motoristas do setor de transportes e logística do Triângulo Mineiro.


Desafios

Vinícius Riza Santos Barbosa teve a oportunidade de participar do Torneio Motorista Campeão e, atualmente, está em quarta colocação. Para ele, esse evento é uma excelente oportunidade para mostrar que é possível conduzir um caminhão com segurança e responsabilidade, mesmo em situações adversas como chuva, animais na pista ou sinalização ruim.


Para se preparar para as provas do torneio, Vinícius manteve uma rotina normal de sono e descanso, pois acredita que estar bem preparado fisicamente é fundamental para uma direção segura. Além disso, treinou a habilidade de condução defensiva, que é essencial para evitar acidentes e garantir a segurança no trânsito.

Durante sua carreira como motorista de caminhão, enfrentou muitas dificuldades, especialmente em dias chuvosos e de neblina, quando a atenção precisa ser redobrada para garantir a segurança, não só do próprio condutor, mas também de outros motoristas na estrada.


“Participar do Torneio Motorista Campeão me ensinou a importância de dar o meu melhor a cada dia, para evitar erros, acidentes e fatalidades. Essa competição me permitiu mostrar minha habilidade na direção defensiva e como é possível conduzir um caminhão de forma segura e responsável. Acredito que eventos como este podem contribuir positivamente para a imagem da profissão de motorista de caminhão, destacando a importância da segurança no trânsito e da condução responsável”, disse o motorista.


Reconhecimento

Já o atual segundo colocado, Weslley de Andrade Lemes, afirma que participar do torneio foi uma experiência incrível, por poder competir com os melhores motoristas, dentro de suas empresas, e mostrar suas habilidades na condução de um caminhão.


Para outros motoristas que desejam se destacar em sua profissão, ele aconselha estudar e se dedicar ao máximo. “Participar de eventos e competições é uma excelente maneira de aprender e se desafiar a melhorar cada vez mais. O reconhecimento por seus resultados irá impulsioná-lo a continuar evoluindo”, sugere Weslley.


Ele considera que o Torneio Motorista Campeão é uma iniciativa importante, que pode influenciar positivamente a imagem da profissão de motorista de caminhão. O evento chama a atenção para os cuidados necessários na formação de gestores de unidade móvel, evidenciando não apenas a dirigibilidade, mas também a importância do perfil social do motorista.


“Eu acredito que iniciativas como essa valorizam o setor de transportes de cargas e logística de forma significativa. O motorista é o contato pessoal entre a logística, transporte, cliente e fornecedor. Quando treinados e conscientes do senso de dono, os motoristas tornam possíveis serviços de qualidade, melhoria na segurança viária e saúde do próprio motorista. Motoristas bem treinados minimizam os riscos e contribuem para um setor mais seguro e eficiente”, ressalta o profissional.


Projeto de valorização do setor

O Torneio Motorista Campeão faz parte do projeto Valorização e Promoção Estratégica do Setor de Transportes de Cargas e Logística do Triângulo Mineiro, lançado pelo SETTRIM, que visa promover o fortalecimento das empresas de transportes de cargas e logística da região, por meio de programas de formação e qualificação de mão de obra, valorização e promoção do setor.


58 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page