top of page

PL busca isenção para autônomos em IPI na compra de caminhões

A medida só será válida para compra de novos


O Deputado Federal Bibo Nunes – PL/RS bolou um projeto de lei para que caminhoneiros autônomos possam passar a contar com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, para aquisição de veículos novo.


Caso o autônomo esteja enquadrado na ANTT, poderá ser isento do IPI uma vez a cada cinco anos.


Segundo o texto, a isenção só é válida para aquisição de caminhões que serão usados pelos caminhoneiros autônomos, sendo vedada a transferência a terceiros. Se o caminhoneiro, por exemplo, alugar o caminhão comprado dentro do programa, terá que pagar o IPI devido, atualizado de acordo com a correção monetária.


O benefício também só será válido para a aquisição do caminhão. Peças e acessórios não originais não terão nenhum tipo de desconto do imposto.


“Entendemos que essas medidas são necessárias para incentivar a renovação da frota de caminhões dos transportadores autônomos de carga, que, segundo informações da Confederação Nacional do Transporte, apresenta uma idade média elevada (aproximadamente, dezoito anos em 2019) e muitas vezes se encontra em mau estado de conservação, comprometendo a segurança do trânsito e o meio ambiente”, destacou o Deputado Federal Bibo Nunes, na justificativa do projeto.


Fonte: Frota & CIA

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page