Setor de Transporte, Logística e Automotivo lidera expectativa de contratação no Brasil
- juridico3383
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Segundo pesquisa do ManpowerGroup, 53% das empresas do segmento pretendem ampliar as equipes entre julho e setembro, maior índice entre os setores avaliados

O setor de Transporte, Logística & Automotivo deve puxar as contratações no Brasil no terceiro trimestre de 2025. Segundo a “Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2025”, realizada pelo ManpowerGroup, 53% das empresas do segmento pretendem ampliar as equipes entre julho e setembro, maior índice entre os setores avaliados.
O crescimento é 35 pontos percentuais acima do registrado no trimestre anterior, quando o setor marcava 18%. Com isso, ultrapassou a área de Tecnologia da Informação, que vinha liderando a pesquisa nas últimas edições.
"A modernização do segmento logístico demanda profissionais para diferentes posições e, assim, impulsiona as contratações; isso indica que investimentos em infraestrutura e digitalização das operações serão boas estratégias para continuar movimentando o mercado”, destacou o Country Manager do ManpowerGroup Brasil, Nilson Pereira.
No cenário geral, 51% das empresas brasileiras pretendem contratar no terceiro trimestre — aumento de 3 pontos percentuais em relação aos três meses anteriores. Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar do ranking global na Expectativa Líquida de Emprego — calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar.
Para o período de julho a setembro, essa taxa é de 33% no país, que cresceu 7 pontos percentuais em relação ao trimestre passado, quando marcava 26%.
Além do destaque por setor, a pesquisa também apontou Minas Gerais como o estado com maior intenção de contratação (40%), superando São Paulo, que agora registra 32%.
CENÁRIO GLOBAL
No cenário global, 40% das empresas planejam contratar, com uma expectativa líquida de emprego média de 24%. Empregadores das Américas relataram as intenções de contratação mais fortes (34%), seguidos pelos da Ásia-Pacífico (29%) e da Europa e Oriente Médio (19%).
À frente do Brasil, liderando o ranking de expectativa de contratação, estão Emirados Árabes Unidos (48%), Índia (42%) e Costa Rica (41%). Por outro lado, as intenções estão enfraquecidas em países como Grécia (8%), Romênia (6%), Hungria (5%) e Argentina (3%) - no último trimestre, a Argentina tinha 0%.
O estudo do ManpowerGroup é realizado trimestralmente e reúne dados sobre a intenção de contratação de mais de 40 países. A próxima edição, referente ao quarto trimestre de 2025, será divulgada em setembro.
Fonte: Mundo Logística
Comments