top of page

Software para gestão de frotas promete redução de 60% nos acidentes

Software de gestão de frota de startup baiana, lança mão de inteligência artificial e telemetria


O Brasil é reconhecido por ter um dos trânsitos mais violentos do mundo. Só nas rodovias, em todo o território nacional, a média é de 176,5 acidentes por dia, com média de pelo menos 14 mortes diárias, de acordo com dados do Painel dos Acidentes Rodoviários, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).


Além de pesados investimentos em infraestrutura, a tecnologia é aliada para reverter essas dramáticas estatísticas.


Softwares de gestão de frota corporativa que lançam mão de recursos como a inteligência artificial promovem direção defensiva e controle efetivo do estado de conservação e manutenção dos veículos, mitigando problemas. Com essas funcionalidades, uma solução da startup baiana Infleet promete reduzir em até 60% os riscos de acidentes, ao colaborar em 80% na redução de descuidos ao volante.


É o que explica um dos diretores da empresa, Henrique de Amorim Viana Lima.


“A nossa tecnologia de câmera com inteligência artificial detecta situações preocupantes no trânsito, como as distrações com o celular ou com o cigarro, ou mesmo a fadiga do motorista.” A solução é fornecida a frotistas de diversos elos da cadeia produtiva do setor logístico.


O que o software promete?

O programa promete otimizar o consumo de combustíveis e pneus. Faz a gestão também de aspectos ligados à conservação e manutenção, tais como desgaste mecânico. Com isso, além de assegurar ao frotista a segurança de seus veículos, pode entregar também resultados de ordem econômica e financeira, bem como de sustentabilidade socioambiental.


A solução da Infleet foi pensada tanto a frotas de veículos leves como pesados. “O recurso de telemetria, por exemplo, é capaz de fornecer informações sobre o veículo, seja ele um caminhão ou um carro pequeno, em tempo real; com isso, o monitoramento da frota é feito de forma assertiva. O sistema identifica frenagens, aceleração, curvas acentuadas, RPM e, também, concede dados como RPM, temperatura do motor, aceleração, abertura de baús, portas e diversas outras informações.”


Fonte: Frota & CIA

3 visualizações0 comentário
bottom of page