top of page

Tabela do piso mínimo de frete será revisada

Pesquisa com transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário se encerra no dia 20 de julho


Uma pesquisa eletrônica vai revisar a tabela do piso mínimo de frete. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), iniciou na segunda-feira (11) o processo.


O questionário tem 12 itens e pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O formulário não dura mais de cinco minutos.


Além da pesquisa, a estatal vai realizar entrevistas por telefone. A ideia também é coletar informações sobre insumos necessários para operações. Pneus, óleo do motor, licenciamentos e tributos serão levantados.


A pesquisa, que fica disponível até o dia 20 de julho, está prevista para ser publicada em janeiro de 2023. Então, o valor mínimo a ser pago por quilômetro no frete será atualizado. Vale lembrar que essa tabela do piso mínimo de frete é publicada semestralmente pela ANTT.


Fonte: Frota & CIA

3 visualizações0 comentário
bottom of page