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Tecnologia utiliza aplicativo de celular para travar e destravar contêineres

Com o Safety Lock o caminhoneiro utiliza um aplicativo instalado no celular para fazer a trava do pino com acionamento pneumático


Tecnologia chamada Safety Lock desenvolve trava para contêineres que pode ser acionada por meio de aplicativo. Segundo pesquisas feitas pela Tek Trade, empresa responsável pelo lançamento do novo sistema, revelam que o fato do motorista não precisar sair do caminhão, já diminui em até 35% o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais.


Com o Safety Lock o caminhoneiro utiliza um aplicativo instalado no celular para fazer a trava do pino com acionamento pneumático. A tecnologia visa contribuir para maior eficiência e agilidade na movimentação dos carregamentos, além de oferecer mais segurança na zona portuária e no trânsito.


O dispositivo, que não altera o atual tamanho padrão das travas utilizadas manualmente no mercado, tem um formato de uma caixa, fica no nível da carroceria e possui um pino que se encaixa no container com acionamento pneumático a partir do cavalo mecânico, ligado por meio de um chicote com engate rápido de ar comprimido. O dispositivo é compatível com o layout de todos os modelos de carretas porta-containers, e marcas dos caminhões.


O motorista que tiver o seu caminhão equipado com o Safety Lock não precisará sair da cabine para fazer o travamento do container. Basta apertar um botão no aplicativo do celular e acionar a trava automática dos pinos da carreta ao container.


O novo sistema foi apresentado recentemente durante a Logistique Business 2022, maior evento de logística e negócios multimodais de cargas do Sul do país, em Joinville (SC).


“Foram mais de 5 anos de estudos, pesquisas e visitas a fábricas de implementos rodoviários, terminais e portos para chegar na 4º e última versão que será apresentada ao mercado neste mês. Apostamos nessa tecnologia com o intuito de modernizar o atual sistema utilizado há 66 anos: um pino giratório com fixação manual do container na carreta do caminhão. Alimentado pela energia gerada pela força pneumática do próprio caminhão, o Safety Lock é um sistema de travamento automático de container, algo inédito no mundo, que irá contribuir para maior eficiência do transporte de cargas em rodovias e ferrovias”, explica o diretor comercial da Tek Trade Sandro Marin.


Fonte: Frota & CIA

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