top of page

Transporte rodoviário de passageiros prevê aumento de 15% em outubro

Entre os motivos do aumento estão as viagens de curta distância com feriados no meio da semana


O setor de transporte rodoviário regular de passageiros prevê um aumento de 15% no movimento de passageiros no mês de outubro em relação a setembro. A expectativa se deve, principalmente, ao feriado de 12 outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), que, embora caia numa quarta-feira, contribui para a procura do turismo de proximidade com deslocamentos de até 300 km, tendência que ganhou muita força na pandemia.


“Quando as viagens de avião estavam suspensas em 2020, o brasileiro descobriu que é possível realizar viagens incríveis sem sair do próprio estado ou país. O turismo de proximidade abrange diversas possibilidades para o lazer de praia, ecoturismo, aventura ou mesmo gastronomia em uma distância bem mais curta”, destaca Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).


De acordo com a associação, outro cenário que contribuiu para o crescimento das viagens de ônibus mesmo em feriados foi o estabelecimento do home office. “Muitas pessoas podem viajar ainda que estejam trabalhando. Ou seja, não é mais necessário esperar pelas férias para poder curtir alguma viagem, por isso acreditamos que a demanda para o próximo feriado será ainda mais forte que o ano anterior, mesmo sendo no meio da semana”.


A conselheira da Abrati também destaca que muitas pessoas estão deixando o carro na garagem e optando pelos ônibus para poder descansar e aproveitar a viagem com tranquilidade. “O ônibus é uma opção de segurança, conforto e comodidade. Há algum tempo, as empresas estão apostando em serviços de luxo, como o Leito Plus e Cabine Cama, que atendem plenamente o propósito de executivos e empresários que desejam viajar e descansar para a jornada do dia seguinte”.


A procura também está atrelada à ótima relação entre custo e benefício oferecido pelas empresas rodoviárias regulares. Muitas delas ampliaram seus serviços exclusivos e seus programas de fidelidade aos passageiros. Entre eles estão os clubes de benefícios, que oferecem desde pontos para obtenção de passagens até a troca de pontuação por produtos de grandes redes varejistas, os pacotes de hospedagem, as parcerias com restaurante, as experiências locais de turismo, e os descontos de até 70% nas passagens adquiridas antecipadamente, mesmo em período de alta estação.


Fonte: Frota & CIA

2 visualizações0 comentário
bottom of page