top of page

Volkswagen faz testes com caminhão autônomo

O teste é feito em parceria com a Raízen


A Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa do grupo de veículos pesados Traton na América Latina, anunciou nesta terça-feira que está fazendo testes com um caminhão autônomo no Brasil para aplicação na agricultura.


Além disso, também relançou toda a linha para se adequar às novas regras mais exigentes de emissão de poluentes, que entram em vigor no país no início de 2023. O teste com o caminhão autônomo está sendo feito em parceria com a empresa de açúcar e etanol Raízen, na colheita de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.


O modelo é um primeiro protótipo e representa um dos primeiros testes da tecnologia no país. O veículo tem ajudado no transporte de cana recém colhida para envio a usinas. O caminhão é um modelo de grande porte da marca, um Constellation, equipado com motor a diesel e tecnologia de direção sem motorista da norte-americana Raven, disse o executivo.


“Estamos experimentando e vendo custo, autonomia, aplicações…Acreditamos que os caminhões elétricos são mais adequados para a ‘última milha’ nas cidades enquanto o autônomo, no Brasil, para recintos confinados, para aplicações em agricultura e mineração, por exemplo“, completa Roberto Cortes, presidente da montadora.


Projeto em curso

A companhia iniciou a produção de seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, voltado a entregas urbanas, há cerca de um ano e iniciou recentemente exportações do modelo, chamado de e-Delivery, para o México. Um dos principais clientes é a Ambev que também tem forte presença no mercado mexicano. O objetivo é alcançar toda a América Latina com o produto, disse o executivo, sem citar prazos.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page