top of page

SETTRIM encerra o Junho Verde com palestra sobre Responsabilidade Ambiental no Transporte de Cargas


O SETTRIM realiza ações frequentes de conscientização para a preservação do meio ambiente. Este ano, além da participação no Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, capitaneado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a entidade promoverá uma palestra para discutir ações de responsabilidade ambiental e ESG, no transporte de cargas. A palestra acontecerá no dia 27 de junho, às 19h, na sede do SETTRIM, com a advogada Jozzana Guimarães Resende, especialista em Direito Ambiental e Processo Ambiental.

A responsabilidade ambiental, no transporte de cargas, desempenha um papel fundamental no contexto da sustentabilidade corporativa e do investimento ESG (ambiental, social e governança). “As empresas estão cada vez mais conscientes do impacto que suas operações logísticas têm no meio ambiente e na sociedade. Nesse sentido, adotar práticas que minimizem a pegada de carbono, como o uso de veículos mais eficientes, em termos de combustível, a otimização das rotas de entrega e a implementação de tecnologias de monitoramento ambiental, tornou-se uma prioridade estratégica”, diz o presidente do SETTRIM, Cleiton César.

Promover a transparência e a responsabilidade social, por meio do cumprimento de regulamentações ambientais, da adoção de embalagens sustentáveis e da gestão adequada de resíduos, são aspectos-chave para a construção de uma imagem positiva para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte de cargas. “Portanto, é urgente debatermos este tema”, reforça Cleiton.

Outras ações

O SETTRIM faz parte, desde 2017, do programa Despoluir, que apresenta estratégias focadas na redução das emissões de poluentes atmosféricos provenientes de veículos em estradas, na utilização de tecnologias e fontes de energia limpa, na implementação de práticas de gestão ambiental no setor de transporte e no fornecimento contínuo de capacitação para caminhoneiros, taxistas e profissionais da indústria, além da promoção de melhorias nas condições de saúde desses trabalhadores.

Um dos aspectos mais relevantes do programa é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o objetivo de aprimorar a qualidade do ar, principalmente em áreas urbanas, reduzir a exposição dos transportadores a substâncias prejudiciais e incentivar o uso racional de combustíveis, essa ação já beneficiou aproximadamente 55 mil transportadores e conduziu mais de 4 milhões de avaliações veiculares.

O programa existe há mais de quinze anos e foi concebido como uma inciativa para promover a melhoria da qualidade de vida, por meio de ações de responsabilidade socioambiental, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no Brasil.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page