O SETTRIM – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Triângulo Mineiro e o Núcleo COMJOVEM Triangulo Mineiro, vem se manifestar publicamente sobre sua preocupação frente à postura adotada por órgãos federais, notadamente o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, na recente queda da ponte que liga os estados do Tocantins e Maranhão.
Ocorre que, indevidamente, esses órgãos imputam às empresas de transporte toda a responsabilidade pela remoção dos veículos e suas respectivas cargas submersos no rio. Entendemos ser injusto que as transportadoras, claramente vítimas do infausto acidente, sejam penalizadas com encargos financeiros e logísticos como pretendem os principais responsáveis pelo ocorrido, ou seja, a União e estados mais diretamente atingidos.
A tentativa do IBAMA de transferir para as empresas os custos decorrentes do acidente, vai contra a legislação que regulamenta a Política Nacional do Meio Ambiente, acrescentando que tal fato, se levado à cabo, abre precedente que pode colocar em xeque a segurança jurídica do transporte de cargas no país.
O SETTRIM e o COMJOVEM expressam sua solidariedade às transportadoras afetadas, motoristas e familiares, e demais vítimas que sofrem com perdas humanas irreparáveis além de prejuízos materiais consideráveis. Neste ponto, é imprescindível que as transportadoras sejam indenizadas corretamente, uma vez que o trágico acidente ocorreu em virtude de falhas estruturais e manutenção adequada.
UM PROBLEMA REGIONAL
Focando em nossa realidade no Triângulo Mineiro, a Confederação Nacional do Transporte – CNT -, no início de 2024 identificou 17 pontos críticos nas rodovias da região, destacando grandes buracos, quedas de barreiras e erosões na pista. A BR-352, especialmente no trecho de Abadia dos Dourados, apresentou quatro buracos significativos no asfalto, sendo considerada a rodovia com mais ocorrências naquela região.
Outras vias afetadas incluem a MG-455, entre Uberlândia e Campo Florido, e a BR-365 entre Patrocínio e Patos de Minas. No levantamento nacional, Minas Gerais lidera com 383 pontos críticos em 15.605 km analisados, uma clara demonstração da falta de atenção com a nossa malha rodoviária, a maior do país.
Como entidade representativa do transporte de cargas e logística dessa vasta região mineira, o SETTRIM reafirma seu compromisso de defesa e proteção dos direitos e interesses dessa que é uma das maiores atividades da economia nacional.
Acidentes como este em Tocantins-Maranhão devem servir, em princípio, como alerta vermelho sobre as condições das rodovias e pontes em todo o território nacional, prevenindo tragédias similares no futuro
COMJOVEM -TRIÂNGULO MINEIRO
Barbara Valente
Coordenadora
SETTRIM – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Cleiton César da Silva
PRESIDENTE
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