top of page

Deputados estaduais de Minas Gerais tomam posse na ALMG

Dos 77 parlamentares da Casa, 76 foram empossados. Governador Romeu Zema (Novo) pediu apoio dos parlamentares para os próximos anos.


Foto: TV Globo


Os deputados estaduais eleitos de Minas Gerais tomaram posse nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.


Dos 77 parlamentares da Casa, 76 foram empossados. Chiara Biondini (PP) só poderá tomar posse depois do dia 22 de fevereiro, quando completa 21 anos, idade mínima para assumir o cargo.


O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que "todas as conquistas" do estado "são fruto da colaboração" dos três poderes e pediu apoio aos parlamentares para os próximos anos.


"Temos muitas políticas públicas para realizarmos juntos, sempre a partir do diálogo, atentos aos anseios da sociedade civil e em benefício do povo mineiro (...) Tenho a certeza de que a legislatura que hoje se inicia terá um papel fundamental e de protagonismo", afirmou Zema.

Ao longo do primeiro mandato, Zema teve dificuldades de aprovar projetos do executivo na ALMG. O principal deles é o que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, que travou a pauta da Casa por cerca de sete meses no ano passado. O governador chegou a acusar o ex-presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, de "sabotagem".


Ainda nesta quarta-feira, será eleita a nova mesa diretora da ALMG. O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) é o único candidato à presidência. A chapa dele é composta por Leninha (PT), como 1ª vice-presidente, e Antonio Carlos Arantes (PL), como 1º secretário.


ALMG elege novo presidente nesta quarta-feira; conheça o único candidato ao cargo

A nova legislatura da ALMG tem 62 deputados homens e 15 mulheres. Apesar de a bancada feminina representar apenas 19% do total, esse é o maior número de deputadas da história da ALMG.


O PT é o partido com maior número de representantes no parlamento mineiro (12), seguido de PL e PSD, com 9 cada.


Fonte: Frota & CIA

0 visualização0 comentário
bottom of page