top of page

Kamaz lança caminhão sem cabine e autônomo para mineração

Jupiter 30 tem capacidade de transportar até 30 toneladas de carga líquida


Kamaz/Divulgação


A Kamaz, principal fabricante de veículos comerciais da Rússia, apresentou um caminhão sem cabine e 100% autônomo, desenvolvido exclusivamente para operações no segmento de mineração.


O Jupiter 30 é fruto de um projeto que tem como principal objetivo desenvolver soluções híbridas e autônomas para a indústria de mineração da Federação Russa. A expectativa da fabricante é de que o modelo substitua os tradicionais caminhões de mineração tripulados, especialmente em áreas perigosas e com baixas temperaturas.


“O Júpiter 30 é um veículo totalmente novo e uma estreia global. Este é o primeiro protótipo dos novos caminhões de mineração rígidos KAMAZ da linha Jupiter. Os próximos modelos terão maior carga útil. A empresa irá desenvolvê-los nos próximos anos”, revela Sergey Nazarenko, designer-chefe de veículos inovadores da Kamaz.


O novato caminhão de mineração é equipado com tração 4×4, transmissão híbrida de série, sensores de ultrassom e radares. Há também antenas GSM e navegação GPS/GLONASS, entre outras coisas. Eixos direcionáveis, facilitando a tarefa de manobra-lo.

O novo gigante russo também impressiona pelas dimensões e capacidade de carga. Com 8.769 mm (8,7 metros) de comprimento, 2.709 mm (2,7 metros) de largura e 3.499 mm (3,4 metros) de altura, o Jupiter 30 possui tara de 23 toneladas e capacidade para transportar até 30 toneladas de carga líquida.


Fonte: Frota & CIA

2 visualizações0 comentário
bottom of page