top of page

Vendas totais de pneus registram queda de 6% em setembro, revela ANIP

o setor de pneus deve fechar o ano com crescimento próximo de zero, segundo Klaus Muller


As vendas totais de pneus registraram queda de 6% em setembro em relação a agosto. É o que aponta levantamento setorial realizado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O recuo registrado no nono mês deste ano é reflexo direto da queda de 9,6% nas vendas para montadoras e de 4,7% para o mercado de reposição.


De acordo com a associação, a segunda maior retração ficou para o segmento de carga, com 5,3% de queda nas vendas totais e 8% de recuo nas vendas para o mercado de reposição. A queda em parte é atribuída à concorrência desleal dos pneus importados, que tiveram alíquota de importação zerada pelo Governo Federal, em janeiro de 2021.


Para Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP, o setor de pneus deve fechar o ano com crescimento próximo de zero. “Não sentimos recuperação das vendas e para agravar ainda mais a situação, estamos enfrentando o surto da importação de pneus de carga, que através de medida do governo, são beneficiados com a alíquota zero de imposto de importação”, diz.


O relatório da ANIP aponta que o setor amargou um crescimento de apenas 0,2% nas vendas entre janeiro e setembro de 2020, na comparação com igual período do ano anterior. Essa pequena variação é justificada por conta das vendas para as montadoras, que ainda não estão nos níveis anteriores à pandemia, mas seguem em trajetória de recuperação.


Fonte: Frota & CIA

1 visualização0 comentário
bottom of page